Esse assunto ainda tá muito mal contado, eu acho. Sinceramente, não tenho opinião formada sobre a entrada de empresas estrangeiras (até 30% de participação) nas empresas de comunicação nacionais. Por um lado, sei que essa pode ser a salvação de todo o meio... Globo, Abril, Record, SBT... Gazeta Mercantil, etc.. etc.. estão precisando de grana e a vida de um monte de jornalistas, produtores, artistas, fotógrafos e o diabo-a-quatro está a perigo enquanto eles não conseguirem se recuperar. Ondas de demissões são cada vez mais freqüentes e isso assusta muito. Por outro lado, se já vivemos com uma imprensa nada livre e muito dependente da vontade de grandes anunciantes e "interésses" dos donos da mídia, com a entrada das estrangeiras isso pode ficar pior ainda, pois será permitido o capital de pessoa jurídica!
Tirei esse convite aí do Observatório de Imprensa porque o Pra variar... também é serviço :o)
Consulta pública sobre capital estrangeiro na mídia
Está aberta desde segunda-feira (29/7) a consulta pública sobre a proposta de regulamentação da participação do capital estrangeiro nas empresas brasileiras de mídia, conforme emenda que modificou o Artigo 222 da Constituição Federal, aprovada em maio pelo Congresso.
Para enviar críticas e sugestões, basta apontar para a página inicial do Ministério das Comunicações
A consulta estará disponível até às 23h59 da quinta-feira, 15/8/02. O ministério garante que, ao término do prazo de envio das sugestões, "realizará uma análise nas contribuições e deixará sua resposta oficial disponível para todos os usuários da internet em ‘Respostas às Sugestões’".
Sem comentários:
Enviar um comentário