30 setembro 2002

Porque não aparecem mais os arquivos das últimas semanas? Hoje é dia 30 e cadê os da semana passada???
Mistério...

29 setembro 2002

it´s raining... man, aleluiah

Calma, calma.. não estou tendo síndrome de Briget Jones e nem delírios de domingo à noite... é que conectei meu icq agora e em 14 minutos, acreditem, recebi 32 mensagens de homens, alguns nem tão homens, mas guris. O que é isso? Desespero? Coincidência.. sei lá. Quatro mensagens eram propaganda de como ganhar dinheiro na internet... seriam bom se fosse verdade... o resto era cantada deslavada: oi, tudo bem? de onde teclas? te achei nas white pages... etc, etc.. Aaaahh... ai ai ai ai... e está chovendo de verdade.. semana começando molhadinha.. ops... com um super duplo sentido nesse molhadinha, dá licença que vou ali namorar de verdade e não no icq... e não sei se volto hoje.. !!

28 setembro 2002

tim-tim, um brinde merecido

Alô, alô!!!! Expressão mais do que apropriada para uma notícia como essa. É que a revista AMANHÃ recebeu o prêmio Embratel de jornalismo na categoria veículo não especializado. A reportagem é sobre a competição das telecomunicações no Brasil - o melhor seria dizer sobre a não competição das teles, já que foi isso que a matéria mostrou - e foi feita pelo James Görgen. Eu tive uma pequena participação como colaboradora e como coordenadora da redação naquela época. Digo vencemos porque eu ainda me sinto muito ligada à revista, principalmente, ao pessoal que adoro, embora já não participe mais do seu dia-a-dia. Hoje, por exemplo, estou fechando uma matéria para eles... para a próxima edição. (Hehehe.. um freela bem bom que faço questão de fazer!) Voltando ao prêmio, o James tá de parabéns!!! Para ler o texto, que foi capa da edição de setembro de 2001, o link é este.

23 setembro 2002

links, em breve eles chegam...

Estou providenciando os comandos para por links... logo, logo eu acerto, ok?
ai que soninho

Simplesmente não consigo fazer nada... segunda-feira é assim.. mas que coisa!!! Ficar navegando na internet e escrevendo no blog , pelo menos, me deixa com menos culpa por não estar sendo "produtiva".. aaahhh.. mas navegar na internet e escrever no blog também é produção, oras!!!

20 setembro 2002

uni-duni-tê salamê-min-guê

Ok, agora é botar o cérebro para funcionar e esperar pelas provas... Vou treinar um pouquinho de chute à resposta certa! Vou dar uma lida no material do vestibular e será pela internet mesmo. Tenho até o final do ano para fazer isso... minha vontade de cursar História é antiga, mas só agora tenho ânimo para ir em frente. No ano passado, eu cheguei a me inscrever na PUC para ocupar uma vaga oferecida para diplomados, mas com o meu salário... não seria muito viável. Vamos ver no que vai dar, né? Jornalismo com História deve dar em algo interessante!!! É isso.. boa sorte dona Sheila!
mas baaaahhh tchê... dia do gaúcho!

20 de stembro... todo o Brasil trabalhando e a gauchada de folga... comemorando a data de aniversário da Revolução Farroupilha. Pois é... a comemoração da revolução que foi uma derrota. Iniciou em 1835 e foi um movimento republicano. Bento Gonçalves era o líder.. etc, etc, etc... e além do fim do Império, o Rio Grande queria se separar do Brasil. Não ganhou, muita gente morreu, afinal, foi uma luta armada, mas a data é uma comemoração. Esse gauchão aí da foto é típico, mas engana-se quem pensa que vê um assim todos os dias nas ruas. Hoje tem desfile... e durante a semana a gente vê isso sim... eu acho bacana... eu acho legal saber da história.

Falando em história, tô de preguiça aqui em casa.. um friozinho gostoso, dia cinza lá fora... Uma novidade: vou ali fazer minha inscrição para o vestibular e já volto, tá? Com feriado e tudo... vou me inscrever pela Internet.. O curso? História, claro!!!


18 setembro 2002

língua bichada, gerúndio de novo.. óóó não.. não..

Se tem alguém lendo este post, é porque eu devo estar pensando em alguma coisa que deve estar me incomodando. É verdade! Eu não estou mais agüentando esse negócio de todo mundo estar falando no gerúndio. Eu queria estar entendendo o porque dessa praga estar contaminando todo mundo numa nova onda que já havia passado no ano passado. Vai ver que é um vírus que está se instalando na língua de quem acha que estar falando no gerúndio é estar sendo intelectual ou inteligente.

A gente liga para uma secretária: - Pode me mandar um orçamento? - Aaahh, sim.. estarei fechando uma lista de preços e, em seguida, estarei te mandando o fax.

A gente fala com alguma recepcionista: - Por favor, dê o recado para o Fulano. - Pode deixar, estarei falando com ele e ele estará te ligando e dando retorno sobre o assunto.

A gente fala com vendedor de loja: - Me mostra aquele sapato? - Um momento. Estarei buscando o seu número para você ir experimentando.

Aaaaaahhh que língua horrorosa que esse português se transformou!!! No ano passado estava rolando um texto pela internet, supostamente assinado pelo Ziraldo, em que ele estava se manifestando o uso indiscriminado do gerúndio. Quem estiver guardando esse texto, por favor, esteja me enviando porque estou fazendo uma listinha de pessoas que devem estar lendo com urgência para ver se conseguem estar se livrando desse mal está destruindo o idioma que estamos falando...

Viu como é um saco e feio falar tudo ando, endo, indo, ondo... CHEGA!


15 setembro 2002

gente de Deus

Tá bom... todo mundo se curva diante de Cidade de Deus e não sou eu, logo eu, que vou ser diferente. Meus conhecimentos cinematográficos se resumem a ir no cinema, e muito, e passar aquele momento dentro do filme. Esquecer da realidade, do que fiz antes e terei para fazer depois da sessão. Não sei muito de técnicas e padrões de direção... mas sei que às vezes o filme não vale o ingresso. Não é o caso de Cidade de Deus.

Esquecer da realidade num filme como Cidade de Deus é muito difícil - para não dizer impossível. Me senti do tamanho de uma pulga e com o cérebro de uma ameba naquela dura cena em que uma criança é obrigada a matar a outra enquanto uma terceira chora desesperadamente. Meus olhos denunciaram o que meu coração apertado sentiu naquele momento. Até então, o filme me parecia uma aventura bacana. Fiquei chocada e depois de me virar na cadeira várias vezes, aquela cena me paralizou. Não me mexi mais até o final. Que horror!!! Que barbaridade mesmo... como podemos nos auto-denominar seres dotados de inteligência diante disso? Que brutalidade é essa que deve se repetir com mais freqüência do que possamos imaginar nas ruelas e becos das favelas? Onde está Deus numa hora dessas?

Bela estética vídeo clip.. bela luz, belos ângulos.. e boas piadas. Mas para falar dessas coisas, os críticos estão por toda parte, em todos os jornais e revistas que dedicaram espaços gigantescos (merecidos) ao filme de Fernando Meirelles. A única coisa que não consigo entender mesmo: depois de tanto trabalho fazendo o filme, convivência com os atores, diálogos muito reais, enfim, de viver um pouco o clima sombrio da guerra do tráfico, da pobreza, da miséria, da corrupção da polícia, da tristeza que é a vida daquela gente, como pode o diretor apoiar o candidato José Serra?????? Por favor, me digam que estou enganada e não vi isso na campanha do tucano careca... por favor!

bom dia gostosão

Huuummm.. nada como acordar no domingão com o gato do George Clooney vestido de Batman na nossa frente... Adormeci sábado de madrugada com a TV ligada e esqueci de por timer... Uau! De bocejo em bocejo esse cara foi ficando nítido diante dos meus olhos. Pena que era dublado... e dentro da caixa preta com luz azul... minha cama estava tão quentinha, Bat, tu ia adorar descansar essa capa preta bem aqui, ó... ó...







11 setembro 2002

a descrição do terror...

Uma pérola no mundo dos blogs... naquela manhã de 11 de setembro de 2001.. um bloggeiro comum como eu e, provavelmente, tu que está lendo este post chegou tranqüilo ao trabalho, ligou o computador e foi direto escrever alguma coisa no blog. Não é que o cara enxergou da janela do escritório o avião penetrando no primeiro prédio do World Trade Center??? Maluco como só os blogueiros sabem ser.. continuou escrevendo o post dele... descrevendo o que enxergava.. a imagem ao vivo e a cores do terror, do inferno, do desastre, da insanidade, da barbaridade.. do espetáculo! Sim, olhando pela TV foi um espetáculo mesmo. Reproduzo aí em baixo o posto do Andy, o sortudo que assistiu de camarote e felizmente trabalhava a 100 metros do local e não no próprio.


tuesday, september 11
oh my god! I'm NOT kidding!!!!
A plane just ran into the World Trade Center!!!
I was just turning on my computer at work in the Woolworth building when we heard this enormous explosion. No-one could tell what it was. Someone looked out the window and saw a gaping hole in the side of the WTC with black smoke billowing out. There may have been jumpers trying to get out of the fires. There's flames, smoke, the air is filled with debris: office stuff, papers, wall stuff .... We thought it was a bomb. But the TV says it was a plane. Maybe a 737.
Oh, My God !!! THERE's PEOPLE!!! people jumping out to escape the flames and falling hundred and hundreds of feet!!!!!! This is unbearable!!! shocking. terrifying....
posted by Andy H. 9/11/2001 09:02:17 AM


10 setembro 2002

uma coleção muito gracinha






ponto de vista

Há tempos que essa animação está rolando por e-mail.. eu já devo ter recebido umas três vezes, mas não sabia como colocá-la no blog. Agora, encontrei sem querer visitando um blog muito bacana. É o Ópio. Vale uma olhadela por lá...






05 setembro 2002

shana tovah umetuká


(Obra de Roland Blum, alemão, 1960. O rabino toca o shofar, um instrumento para chamar os anjos. É usado no Ano Novo.)

O título deste post se procuncia shaná tová umetuká. Significa Feliz Ano Novo e que seja muito doce! Pois é, pelo calendário em que vivemos, no próximo sábado, 07 de setembro, é Ano Novo!! Uau! Reveillon religioso!!! Sorry se a brincadeira soa desrespeitosa, mas vulgarmente falando é isso mesmo. Eu adoro essa festa. De todas as comemorações judaicas o Ano Novo é o meu preferido. Talvez porque eu goste mesmo dessa coisa de nova era... futuro, deixar o que passou para trás e começar alguma coisa nova.

Uma vez um amigo me perguntou sobre resoluções de Ano Novo. Sabe aquelas promessas que fazemos todos os anos do tipo vou emagrecer... parar de fumar... estudar mais.. ler mais... etc.. etc.. Respondi a ele que não me importava muito porque, afinal, eu tenho dois Anos Novos por ano. Coisa maluca, metafísica, filosófica, bizarra, diferente, estranha, legal... e qualquer outro adjetivo que você imaginar!!!

Voltando ao Rosh Hashana desse ano (essa coisa ainda vai fundir a minha cuca), estamos entrando em 5763. É tempo pra chu-chu. Um tempo histórico cheio de passagens aventurescas, descobertas, criações, invenções (por que não?), padrões, romances, tragédias, comédias, lições... enganos e desenganos. O que eu desejo mesmo é que todo mundo pare um pouquinho para pensar nisso. Nunca os problemas religiosos estiveram tão ligados aos problemas políticos. Israel x Palestina é uma bomba-relógio tão perversa quanto as bombas-relógio do terrorismo insano que cresce na região. De um lado, a ignorância de um povo que não cuida de si mesmo e sonha em destruir o outro. Do outro, um povo que aprendeu a se cuidar tanto que esqueceu um pouco de cuidar dos outros. Não sou eu que vou achar solução alguma.

Meu desejo de Ano Novo é que haja um pouco de lucidez na cabeça de todo mundo e que as pessoas compreendam que religiosidade não tem nada a ver com política e não deveria ter nada a ver com poder. Meu desejo de Ano Novo é que seres humanos sejam mais seres humanos e se Deus significa alguma coisa, que seja para cultivar fé e não justificar política inventada pela cabecinha confusa de uns e outros por aí. Meu desejo de Ano Novo é que as pessoas compreendam o que significa viver em sociedade, comunidade, coletividade... que saibam diferenciar-se umas das outras e, em vez de isso ser um problema, que seja uma qualidade, um atrativo para que uns admirem os outros... é isso... que as diferenças sejam para unir e não para separar! (devo ter lido isso em algum lugar...)

04 setembro 2002

eu sou normal


Ufa! Cheguei a pensar em fazer um seguro para o meu computador porque o pobre coitado já levou tantos tapas... mas depois ler essa matéria da Folha de São Paulo vi que não sou a única a ter crises histéricas por causa dessa coisa.
É sério. Um estudo da Symantec na Inglaterra demonstrou que quase a metade da população já teria tido algum tipo de ataque de fúria contra o PC. "A raiva está relacionada à crescente dependência das pessoas dos computadores em seus locais de trabalho e em casa".
A pesquisa diz também que cerca de um terço das pessoas já agrediu fisicamente o computador e mais de 70% usam os xingamentos diariamente.

Agora a parte bizarra, se é que tudo isso já não merece esse adjetivo: na Rússia, há um campeonato de arremesso de teclados e mouses.

Jogue a primeira pedra quem nunca brigou com o seu computador!! Eu desafio!



03 setembro 2002

não é a mamãe, dessa vez é o pai!!!

Oba, oba, festinha em casa... aniversário do pai! Querido, fofo, meigo, mimoso.. meu pai tá interaço depois da safena do ano retrasado... que susto! Largou o cigarro... anda comendo adoidado tudo o que não pode (doce.. churrasco gordo, pastel, feijoada... ), mas tá feliz! É isso aí... quem sou eu pra recriminar alguma coisa.. bom prato como ele, eu como junto! Tenho por quem puxar!! Deixo pro teu filho médico, já que ele não sabe falar de outro assunto a não ser tratamentos, remédios, exames, tecnologias.. essas coisas todas... ô menino mais fechado no seu mundinho... esse meu irmão ainda me tira do sério!