03 julho 2002

Um sintoma da idade: me perguntaram porque eu chamei o meu amigo - o nome dele é Paulo - de menino do dedo verde. Quem perguntou tem menos de 20 anos e é claro que ele não sabia porque quando ele era criança não o obrigaram a ler um dos livros mais chatos que existe. Chama-se O Menino do Dedo Verde e o autor é Maurice Druon (é isso é mesmo?). Eu li esse livro no colégio porque tinha de ler e não sei porque. Como diria o Giló, personagem do Auto da Compadecida: "não sei, só sei que foi assim". O tal do dedo verde era algo mágico. Tudo o que ele tocava ganhava vida ou se era quebrado, consertava... daí o apelido do Paulo. Foi assim que aconteceu com o meu computador quando ele o tocou depois de entrar em coma profundo. O computador, não o Paulo. O que será que as crianças de hoje leem na escola?

Sem comentários: