20 janeiro 2003

dúvidas, muitas dúvidas... tô sem opinião

Nota na CartaCapital. O tema, de novo, a necessidade do diploma de jornalista. Página 22: ..."A experiência no mercado mais competitivo do País, São Paulo, serve de exemplo para ambos os lados (os à favor e os contra o fim do diploma de jornalista). Nas empresas onde a exigência do diploma foi jogada às favas não houve melhora expressiva da qualidade, o que expressa a generalizada crise no ensino nacional. Nem a piora nas condições de trabalho pode ser atribuída à contratação de profissionais sem diploma de jornalismo. A responsabilidade está, sobretudo, na incompetência administrativa dos donos da mídia... ...é difícil imaginar que a não obrigatoriedade do diploma vai agravar a situação da imprensa nos rincões do País, onde o problema principal não é outro senão a concentração dos meios de comunicação nas mãos de políticos".

Eu ainda não sei muito bem o que pensar. Não tenho opinião formada... acredito no diploma, tenho um e me orgulho dele. Por outro lado, tudo o que realmente aprendi da prática jornalística foi depois da faculdade. Enquanto estava lá... o bom eram as discussões temáticas, os trabalhos experimentais (coisa que nunca mais fiz, que pena, e eram muito bacanas), os colegas, as festas - é claro, alguns professores muito doidos, os livros de teoria da comunicação eu gostava, os bastidores de veículos que se deixavam ser bisbilhotados... e pensando bem isso também é formação e isso tudo me deu a tal da bagagem cultural. Mas apesar disso, eu concordo que o diploma em si não torna alguém melhor ou pior jornalista. Tem um monte de gente boa e séria por aí que não tem o diploma. As faculdades de comunicação têm problemas de infra-estrutura, currículo, professorese concepção política. O curso de jornalismo foi criado na época da ditadura para maior controle por parte dos generais e até hoje não sofreram mudanças mínimas de metodologias e conteúdos.

A CartaCapital tem razão quando diz que o problema é concentração da mídia e a incompetência administrativa, vide Gazeta Mercantil. Contudo, esse poder concentrado e o não diploma resultam em fórmula perigosa. O exemplo de São Paulo não serve para esse país gigantesco. No RS a concentração da mídia está na ponta do nariz de todos e tem gente que elogia "o bom jornalismo dos caras". Saber escrever ou se expressar não basta. Tem de saber o que escrever. E como fica um dos mandamentos básicos do bom jornalismo que é ouvir os diferentes lados da versão dos fatos???? Aaahhh... ainda vou filosofar muito sobre esse assunto.

Sem comentários: