21 abril 2003

então é tudo farinha do mesmo saco?

Revista Você S/A, abril de 2003. A reportagem é aquela que tinha sido censurada no início ano. Tema: recursos humanos/ilusão/desemprego. Título: A indústria da recolocação. Curiosa, comprei a revista. A matéria é séria, tem dados importantes de instituições como IBGE, IPEA, tem fontes com credibilidade como professores da USP, tem casos reais com depoimentos de pessoas que tiveram problemas com este tipo de empresa, tem um bom texto, tem glossário, gráficos... ok, tudo certo. Porque estou postando então? Não, não é só para recomendar que leiam uma boa reportagem com um bom trabalho de investigação. Os repórteres estão de parabéns. Acontece que depois das 16 páginas da tal reportagem eu fiquei me perguntando. Tá, mas todas as empresas de recolocação são assim mentirosas, inescrupulosas, enganadoras, antiéticas, mercenárias?? A reportagem passa muito rápido pelo mercado. Cita outras empresas, é verdade, mas deixa a desejar numa análise do que ocorre realmente. O título é "A indústria da recolocação". A matéria é o absurdo que ocorre entre as paredes da Dow Right, uma empresa de São Paulo, que visivelmente usa métodos duvidosos para atingir seus objetivos e tirar o valoroso dinheiro de gente iludida com a promessa do emprego perfeito. Não estou nem perto de defender a Dow Right. Aliás, só de pensar no que eles fazem ou fizeram com os pobres personagens da matéria me dá enjoo. Mas para mim ficou claro que a reportagem se tornou uma guerra entre a Você S/A (Abril) e a Dow Right. Liminar aqui, liberação acolá. Uma baita mídia: óóóó.. a reportagem censurada "finalmente liberada" (está escrito na capa), está vendendo um monte. Mas então como explicar o anúncio que a Dow Right, sim ela mesma, fez na mesma revista, na mesma edição????? Tá lá no final. Informe publicitário! Ai que nojo...

Sem comentários: