23 junho 2007

Ai bota aqui, ai bota ali
Aí, bota os pingos no is! Caipira é caipira e gaúcho é gaúcho. Ou eu tô engana ou tem algo de muuuito Uó nas escolas do Rio Grande do Sul. Eu fui. Festa de São João no colégio da sobrinha. A fofa toda lindinha, vestido floreado, maria-chiquinha, turma maternal 1. Tudo enfeitado, bandeirinhas, barracas de comida típica: pinhão, pipoca, amendoin, quentão, rapadura, huuumm... barracas de jogos como pescaria e outros de sorte. No palco, lá foi a fofa e sua turminha se apresentar e assim por diante todas as crianças do ensino fundamental. Agora pára tudo!! Não tinha um pentelho sequer vestido de caipira. Nenhum guri com calça rasgada e remendada com retalho, nem chapéu de palha, nem uma menina de vestido xadrez, sardinhas falsas, ninguém de dente pintado pra parecer sem dente, ninguém de suspensório, maria-chiquinha foi raro!!! O que se passa? A festa virou um desfile de vestidos de prenda e gaúchos de bota e bombacha. Os guris todos de lenço vermelho no pescoço e até guaiaca na cintura. As gurias de cabelão lindo, cacheados, lisos, flor na orelha ou no rabicó. Além dos petiscos citados havia cachorro quente, nuggets, churrasquinho no palito e morangos cobertos com chocolate no palito, brigadeiros e branquinhos...

Por que a festa de São de João não é mais a mesma? No mesmo dia fico sabendo que na escola da filha de uma amiga ocorreu a mesma coisa. Pior, uma coleguinha apareceu vistida de caipira e chorou sem parar porque estava se achando a pior de todas. Enquanto uma mãe solidária não limpou a carinha dela com as sardinhas falsas, sem sossego. Aaaahhh.. as profes e os pais se esqueceram o que é o mundo caipira? Ou a gauchada ta se achando mesmo? A festa de São João virou baile de CTG... MUUUUUITO UÓ!

Que falta faz o Mazzaropi e seu fantástico Jeca Tatu! Mas se isso é muito velho, cadê o Zé o Carneiro do Sítio? Vou pesquisar, pois tô achando que o Sítio do Picapau Amarelo dos dias de hoje tá sem Zé Carneiro. E se alguém aí não sabe quem é ou não lembra de Mazzaropi vai no museomazzaropi.com.br e bom proveito! Vai na locadora, compra pipoca e faz a tua sessão uai em casa. Vale!!!

Sem comentários: