15 agosto 2007

Mister Lévy disse que...
"Muita gente no Brasil está trabalhando com a nova linguagem IEML (Information Economy Meta Language). Segundo ele, existem pesquisadores na PUC de São Paulo e do Rio Grande do Sul que estão participando desse projeto ambicioso, que vai criar uma linguagem que 'pode ser manipulada pelos computadores', mas vai demorar uns 10 anos para ser corrente".

Na terça-feira (14/08) teve mais uma palestra da série Fronteiras do Pensamento, projeto patrocinado pela Copesul e que está acontecendo em Porto Alegre há vários meses. É por isso que tem alguns posts por aqui sobre o mesmo evento...
O cara de ontem foi o Pierre Lévy, um dos principais teóricos da revolução digital, filósofo da informação e professor de comunicação na Universidade de Ottawa - Canadá. Ele disse que atualmente apenas utilizamos o ciberespaço para coisas que já fazíamos antes, como ouvir rádio ou ver TV. "Serão necessárias várias gerações para que se comece a explorar de forma original a internet", repetiu mais de uma vez. Sobre o Brasil figurar como país recordita de usuários de MSN e Orkut, Lévy disse que isso tem a ver com características culturais e pouco a ver com acesso no sentido de inclusão digital. "A internet é um bom meio de criar, promover e manter relações e redes de contato. Não é surpresa o sucesso dos sites de relacionamento", comentou.
Embora esse tenha sido o último momento da palestra e ele tenha apenas falado superficialmente, foi super interessante ouvir dele próprio a explicação sobre espaço semântico. Enquanto o surgimento da web (www) significou a interconexão de páginas, em breve, em 2015, veremos o surgimento de um espaço semântico, com a interconexão de conceitos. Aí, vamos corrigir um defeito da rede hoje: "os dados hoje existem e estão disponíveis, mas estão separados". O futuro, disse ele, diz respeito ao aperfeiçoamento da inteligência artificial no sentido de criar e aprimorar a inteligência coletiva.

Sem comentários: