20 setembro 2002

mas baaaahhh tchê... dia do gaúcho!

20 de stembro... todo o Brasil trabalhando e a gauchada de folga... comemorando a data de aniversário da Revolução Farroupilha. Pois é... a comemoração da revolução que foi uma derrota. Iniciou em 1835 e foi um movimento republicano. Bento Gonçalves era o líder.. etc, etc, etc... e além do fim do Império, o Rio Grande queria se separar do Brasil. Não ganhou, muita gente morreu, afinal, foi uma luta armada, mas a data é uma comemoração. Esse gauchão aí da foto é típico, mas engana-se quem pensa que vê um assim todos os dias nas ruas. Hoje tem desfile... e durante a semana a gente vê isso sim... eu acho bacana... eu acho legal saber da história.

Falando em história, tô de preguiça aqui em casa.. um friozinho gostoso, dia cinza lá fora... Uma novidade: vou ali fazer minha inscrição para o vestibular e já volto, tá? Com feriado e tudo... vou me inscrever pela Internet.. O curso? História, claro!!!


3 comentários:

Daniel disse...

Só para lembrar...
3200 soldados, sendo que a maioria era o que o IMPÉRIO DO BRASIL considerava mais desprezível: NEGROS, ÍNDIOS, POBRES E PESSOAS DE RAÇAS MESCLADAS.
o IMPÁRIO DO BRASIL lutou... mas foi o Uruguai que foi o grande causador da extinção da república...
senão, a parte sul e parte do sudeste do brasil falaria espanhol!!!

foram 10 anos...
2000 soldados URUGUAIOS
12000 SOLDADOS BRASILEIROS
BOICOTE!!!
e terminou em um acordo... bom para o RIO GRANDE DO SUL, bom para o BRASIL...

A REVOLUÇÃO FARROUPILHA foi uma das 4 que fizeram o Brasil ser REPÚBLICA...

Anónimo disse...

o 20/set é uma data de comemorar os atos dos nossos heróis...

"CONSPIRA CONTRA A PRÓPRIA NAÇÃO O POVO QUE NÃO CULTIVA SUA TRADIÇÃO"

Anónimo disse...

Mas tu tem que estudar historio mesmo vivente, para aprender um pouco da historia de nosso povo o abichornado.... que perdeu a guerra,foi feito um acordo, va ler antes de coachar...
ve quantos deles voltaram para este paizinho chamado brasil, mais de 80% estão enterados em algum canto destes pampas...
UM DIA AINDA NOS SEPARAREMOS DESTA M... DE BRASIL ( CUIABA MT) VIVA O AMADO RIO GRANDE DO SUL