22 outubro 2002

não se faz mais novelas...

... como antigamente. Que pena, notícia que passou praticamente despercebida na semana passada. Morreu a Dona Xepa!! Morreu a Yara Cortes, atriz das antigas.. 81 anos. Pra mim, ela não era a Yara, era a Dona Xepa. Grande novela, uma das primeiras que eu vi. Foi escrita pelo Gilberto Braga já fazendo escola para o grande trabalho em Vale Tudo anos mais tarde (assuntos novelísticos são um dos meus preferidos). Nunca mais vou esquecer. Até hoje quando me refiro à feira-livre digo que vou na Xepa. Tomate, banana, batata, alface, couve, laranja, limão... tudo entulhado no carrinho da Xepa. Na novela, ela era feirante e para fazer as compras dela esperava para quando estivesse faltando uns 15 minutos para acabar... daí só pegava promoções para liquidar o estoque. Isso era um jeito de economizar os escassos cruzeiros, a moeda da época. Isso era 1977 e eu tinha cinco aninhos, mas tenho isso vivo na memória. Os brasileiros tinham de fazer milagre para fazer o dinheiro não acabar antes do mês. Na minha casa só se bebia refrigerante no final-de-semana. Parece que as coisas não mudaram muito nessa relação fazer economia X sobrevivência. Ou melhor, mudaram.. não se fazem mais novelas como antigamente.

Sem comentários: